domingo, 23 de agosto de 2015

O negócio imobiliário numa cidade termina: Parauapebas.

O MERCADO IMOBILIÁRIO EM PARAUAPEBAS


Vivemos um happy end, um adeus melancólico a um tempo que não volta mais


Numa cidade em que houve um boom imobiliário com o lançamento de mais de 50 mil lotes há menos de 4 anos, é terrível vivenciar a desolação em que este mercado se encontra hoje, tão pouco tempo depois.

Placas de VENDE-SE  ou ALUGA-SE por todos os cantos da cidade.  O mais incrível, prédios inteiros desocupados há três anos. Aqui ao lado do escritório há dois prédios de quatro andares com mais de 60 apartamentos, todos desocupados, vazios. Isto na portaria da VALE, Cidade Nova.  Sabemos de condomínios horizontais inteiros desocupados.

Os preços dos alugueis estão em queda livre. Imóveis comerciais estão sobrando ou sendo sucateados. Temos cliente com mais de 200 imóveis desocupados e ele sem querer nem falar em ocupação ou locação.

Ninguém com cabeça no lugar pensa ou quer investir em Parauapebas, neste setor. As grandes incorporadoras levaram toda a renda da cidade antes do blecaute total do emprego. A mineradora VALE fechou as portas da contratação. Não há mais empregos.
Quem precisa trabalhar terá de ir para Canaã. Todos os empregos estão la, o maior projeto atual da VALE, o S11D e correlatos. É o que temos.

Assim vamos esperar por um aquecimento, que nem sonhamos quando ou como virá. Enquanto isto, imóveis fechados ou a venda, preços aviltados.

Sabemos que nunca mais ou talvez daqui a muito tempo voltaremos a viver Parauapebas. Acredito que a Buriti, a Nova Carajás não aguentam mais muito tempo.
A prefeitura não ajuda em nada. A VALE não assume responsabilidades.  ACIP e CDL natimortas como sempre. Estamos sozinhos na maior crise que a cidade já viveu.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...